Trofia.com

Processador Multi-Core

O que é Processador Multi-Core? Definição, Conceito

Saiba o que é Processador Multi-Core: definição, significado, conceito, detalhes, informações. A proposta deste artigo de informática é definir, conceituar, detalhar e informar sobre Multi-Core Processor, de forma simples e clara.

Multi-Core Processor

Processador Multi-Core é aquele formado por mais de um núcleo (core) de processamento.

O Multi-Core formado por dois núcleos é chamado Dual-Core.

O Multi-Core formado por quatro núcleos é chamado Quad-Core.

Os Processadores Multi-Core surgiram como alternativa para melhorar o desempenho e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia elétrica. A idéia é melhorar o desenpenho aproveitando a possibilidade de se executar processos e threads de forma verdadeiramente paralela.

No final de 2002 a fabricante Intel atinge o ápice de 3GHz em seus processadores, porém, cinco anos depois, no ínicio de 2007, a mesma Intel atinge 3,8GHz. Assim, levou-se cinco anos para aumentar a velocidade de processamento em apenas 0,8Ghz! Como tinha-se, e ainda tem, a dificuldade de aumentar a frequência de processador, o desenvolvimento de processadores multi-core foi motivada como uma solução para melhorar o desempenho de computadores.

Exemplos de processadores multi-core são Pentium D, Pentium Extreme Edition, Athlon 64 X2, Athlon 64 FX (FX60 e superiores), Pentium Dual Core, Core 2 Duo, Core 2 Quad, Core 2 Extreme, Core i7, Dual-Core Intel Xeon processor series 5100, Quad-Core Intel Xeon processor series 5300

Denominações: Processador Multi-Core, Multi-Core Processor

Artigos Relacionados a Processador Multi-Core

Pesquisar sobre Processador Multi-Core