Trofia.com

Core

O que é Core? Definição, Conceito

Saiba o que é Core: definição, significado, conceito, detalhes, informações. A proposta deste artigo de informática é definir, conceituar, detalhar e informar sobre Núcleo, Centro, de forma simples e clara.

Núcleo, Centro

Core é um termo em inglês que significa Núcleo ou Centro.

Em informática, a palavra Core é mais usada relacionada ao processador. Mais precisamente, Core significa o próprio núcleo de processamento do processador.

Core ganhou mais visibilidade e destaque com o advento dos processadores de mais de um núcleo da Intel e AMD. Antes disso, a palavra core só era conhecida praticamente por profissionais de informática que estudavam o hardware de computador.

O Core é o chip, a pastilha (em geral de silício), que contém todos os transístores de um processador e é encapsulado numa estrutura plástica (ou de fibra de vidro), metálica e de cerâmica formando o processador em si.

Microarquitetura Core é o nome dado à microarquitetura de processadores da Intel como os processadores Core 2 Solo, Core 2 Duo, Core 2 Quad e Core 2 Extreme.

A Microarquitetura Core é derivada da microarquitetura centrino, que é a microarquitetura de um Pentium M e é baseada na microarquitetura do Pentium III. Os processadores Core 2 Duo, da arquitetura Core, são de 6ª geração como os processadores Pentium Pro, Pentium II e Pentium III e por isso, informam seu código de família como sendo "6" (seis).

A arquitetura Core da Intel possui dificuldade de alcança altas frequências, consegue um desempenho melhor do que a NetBurst mesmo com um clóck menor e gerencia melhor o uso da energia (herdado do centrino).

Denominações: Core, Núcleo, Centro

Artigos Relacionados a Core

Pesquisar sobre Core