Trofia.com

Hyper-Threading

O que é Hyper-Threading? Definição, Conceito

Saiba o que é Hyper-Threading: definição, significado, conceito, detalhes, informações. A proposta deste artigo de informática é definir, conceituar, detalhar e informar sobre HT, Tecnologia Hyper-Threading, de forma simples e clara.

HT, Tecnologia Hyper-Threading

Hyper-Threading é o nome dado à tecnologia da Intel que permite que um único processador físico simule dois processadores virtuais, executando, desta maneira, dois fluxos de instruções diferentes (sejam eles processos ou "threads") simultaneamente, o que aumenta a taxa de utilização, a taxa de rendimento e o desempenho do processador. Cada núcleo lógico de um núcleo físico com tecnologia Hyper-Threading possui o seu próprio estado de arquitetura (Architecture State), ou seja, possui os seus próprios registradores de controle, registradores de segmentos, registradores de dados, registradores de depuração. Cada núcleo lógico possui também o seu próprio APIC (controlador avançado programável de interrupções) e a maior parte dos MSRs (Model Specific Registers).

O Hyper-Threading começou a ser usado nos novos processadores Pentium 4 que eram chamados de Pentium 4 HT e tinham um ganho médio de desempenho de 30% em relação aos equivalentes que não possuiam a tecnologia HT (Hyper-Threading).

A Tecnologia Hyper-Threading foi criada para melhora o desempenho dos processadores Pentium 4 maximizando o uso dos recursos de execução existentes na microarquitetura Intel NetBurst e aproveitar a característica de multiprocesso dos sistemas operacionais modernos.

Denominações: Hyper-Threading, HT, Tecnologia Hyper-Threading

Artigos Relacionados a Hyper-Threading

Pesquisar sobre Hyper-Threading