Trofia.com

Cluster

O que é Cluster? Definição, Conceito

Saiba o que é Cluster: definição, significado, conceito, detalhes, informações. A proposta deste artigo de informática é definir, conceituar, detalhar e informar sobre Aglomeração, de forma simples e clara.

Aglomeração

Um cluster é um tipo de sistema computacional de processamento paralelo que é formado por um conjunto de computadores independentes interconectados entre si através de uma rede, trabalhando cooperativamente como um único e integrado recurso computacional. Se você tiver mais de dois computadores, há uma grande probabilidade de que, em um determinado instante, pelo menos um deles não esteja fazendo nada. E infelizmente, quando você realmente estiver precisando de mais capacidade de processamento, não poderá obter facilmente, pois, os computadores trabalham de forma isolada e sem interação. Enquanto um estiver esgotado, um outro poderá ocioso e sem condições de ajudar.

A grande vantagem de um cluster é a possibilidade de se aproveitar melhor o desempenho individual de cada computador, espanhando as cargas de trabalho entre todos os computadores disponíveis, utilizando ao máximo os recursos existentes.

Características de um cluster típico:

Rede de interconexão mais veloz e computadores mais próximos do que em uma rede local tradicional;

Protocolos de comunicação de baixa latência;

Conexão mais frouxa que um SMP.

Basicamente existem 3 tipos de clusters:

Cluster Tolerante à falhas;

Cluster de Balanceamento de Carga;

Cluster de Computação de Alto Desempenho.

Denominações: Cluster, Aglomeração

Artigos Relacionados a Cluster

Pesquisar sobre Cluster