Logo do site Trofia.com

Artigos de Informática » Tipos de Unidade de Informática » Definição de Placa-mãe

Placa-mãe

Placa-mãe: O que é Placa-mãe, Definição, Conceito e Detalhes

O que é Placa-mãe, definição de Placa-mãe, conceito de Placa-mãe, detalhes de Placa-mãe. A proposta desse artigo é expor informações sobre Placa-mãe de forma simples e clara.

O que é Placa-mãe? Definição, Conceito, Informações e Detalhes de Placa-mãe

Placa-mãe (Mainboard, Motherboard, MB)

Placa-mãe é a placa central de um computador. A placa-mãe é a placa de circuito impresso que serve para interconectar os outros componentes de um computador.

A placa-mãe também é denominada mainboard ou motherboard, por ser a placa principal de um computador. Ela é mais importante até que o próprio processador, pois é através da placa-mãe que os componentes do computador se comunicam.

Uma placa-mãe é constituida de circuitos integrados, resistores, capacitores etc. Ela é formada por componentes básicos como Bios, Bateria, Chipset (Southbridge e Northbridge) e componentes on-board.

A placa-mãe disponibiliza suporte, como slots de expansão (PCI, ISA, AGP etc.), conectores (IDE, PATA, SATA, SCSI etc.) e soquetes, para a conexão de vários dispositivos como Processador, Memória Principal, Placa de Vídeo, Placa de Som, Placa de Rede, Placa de Fax Modem, Fonte de Alimentação, Disco Rígido, Drive Ótico (CD-ROM, CD-RW, DVD-ROM, DVD-RW, Blue-Ray), placas controladoras etc.

A placa-mãe possui entradas (como portas seriais, paralelas, PS/2, USB) que servem para conectar dispositivos externos como monitor, teclado, mouse, joystick, webcam, câmera digital, microfone, pen drive etc.

A placa-mãe surgiu na arquitetura do PC (Computador Pessoal). O PC, tal como o conhecemos hoje, foi desenvolvido pela IBM, que desenvolveu o IBM PC. Com o passar dos anos, o modelo de placa-mãe utilizado teve algumas alterações que assim receberam denominações especiais como PC XT (eXTended - estendido), o mais antigo, PC AT (Advanced Technology - Tecnologia Avançada), o seguinte, e PC ATX (Advanced Technology eXtended - Tecnologia Avançada Estendida), o modelo atual.

Os Tipos de placas-mãe são AT, AT e ATX (simultâneo), ATX, BTX, ITX, LPX.

Placa-mãe AT (Advanced Technology) é um tipo de placa-mãe antiga que foi muito usada de 1983 até 1996. Tinha como característica o espaço reduzido que dificultava a colocação de componentes e o fato do computador só poder ser desligado após permissão do sistema operacional.

Placa-mãe AT e ATX (simultâneo) é o tipo de placa-mãe de transição entre o AT e o ATX, pois as duas tecnologias estão presentes como uma estratégia lançada pelos fabricantes de hardware para obterem mais flexibilidade comercial.

Placa-mãe ATX (Advanced Technology Extended), é o tipo de placa-mãe resultante da melhoria tecnológica de uma placa-mãe AT. A Placa-mãe ATX foi desenvolvida para solucionar os problemas do padrão AT. As principais melhorias foram: Mais espaço interno e melhor vetilação, melhor posicionamento para o processador não dificultar a instalação de placas de expansão, conectores serial e paralelo ligados diretamente à placa-mãe (sem o uso de cabos) e conectores de teclado e de mouse menores no formato mini-DIM PS/2.

Placa-mãe BTX é um tipo de placa-mãe lançado em 2003 pela Intel, sua criadora, com o objetivo de substituir o tipo ATX. Por isso, ela foi feita para otimizar o desempenho do sistema e melhorar a ventilação interna.

Placa-mãe ITX é um tipo de placa-mãe criado em 2001 pela VIA Technologies. Tem o objetivo de ser a mais barata e não a mais rápida, por isso, procura ser compacta e integrada com todos os componentes on-board, ou seja, com vídeo, áudio, modem e rede nativos na placa-mãe. Assim, ela é destinada a tarefas mais leves como editar textos e navegar pela Internet.

Placa-mãe ITX é um tipo de placa-mãe criado em 2001 pela VIA Technologies. Tem o objetivo de ser a mais barata e não a mais rápida, por isso, procura ser compacta e integrada com todos os componentes on-board, ou seja, com vídeo, áudio, modem e rede nativos na placa-mãe. Assim, ela é destinada a tarefas mais leves como editar textos e navegar pela Internet. Existente em alguns PCs como Compaq, é um placa-mãe sem slots para torna os PCs mais finos. As placas de expansão são colocadas paralelamente à placa-mãe numa placa denominada backplane, que é conectada à placa-mãe. Depois do lançamento de placas-mãe ATX, foi lançada a placa-mãe NLX, uma versão da placa-mãe LPX baseada na ATX.

Denominações: Placa-mãe, Mainboard, Motherboard, MB

Artigos Relacionados a Placa-mãe

Pesquisas Relacionadas a Placa-mãe

Placa-mãe, Mainboard, Motherboard, MB, Definição de Placa-mãe, Definição Placa-mãe, Conceito de Placa-mãe, Conceito Placa-mãe, Detalhes de Placa-mãe, Detalhes Placa-mãe, Informações sobre Placa-mãe, Informações Placa-mãe, O que é Placa-mãe, Significado de Placa-mãe, Significado Placa-mãe, Informática, Computação