Trofia.com

Mal ou mau?

Dúvida: Mal ou mau? Como se escreve? Qual o certo?

Qual o correto? Mau ou mal? Com "u" ou com "l"? Aprenda a escrever corretamente de acordo com a norma culta. É grátis!

Dúvida: Mau ou mal?

Ambos os vocábulos existem no português brasileiro e possuem a mesma fonética - são palavras homófonas, isto é, pronunciadas da mesma forma, mas apresentam grafias (escritas) e significados diferentes. Eles são usados na língua portuguesa do Brasil de formas distintas. As palavras mau e mal possuem a mesma pronúncia, porque a letra "l" tem som de "u" e função de semivogal.

Mal é o contrário de bem.

Mau é o oposto de bom. Significa "ruim" e "imperfeito". É sempre adjetivo. O plural é "maus" e o feminino é "má".

A forma mais fácil de entender a diferença entre "mal" e "mau", e usá-las corretamente, é por meio da oposição, valendo-se do uso de seus antônimos ("bem" e "bom", respectivamente) para ver qual vocábulo deve ser usado. Exemplos:

"Estou sendo mau!" ("Estou sendo bom!")

"Ele está se sentindo mal." ("Ele está se sentindo bem.")

"Ele é mal-educado, mal-organizado, fala mal e com mau humor." ("Ele é bem-educado, bem-organizado, fala bem e com bom humor.")

Mal

Mal vem do latim male. Pode ser substantivo comum, conjunção temporal ou advérbio de modo.

Como substantivo, mal se refere a dano, calamidade, desgraça, enfermidade, doença, aflição, sofrimento, pesar, prejudicial, nocivo, defeito, problema, maldade.

Ex.: "Você nem imagina o mal que você me faz."

Como conjunção temporal, mal tem sentido de assim que e logo que.

Ex.: "Mal saiu do trabalho, foi beber."

Como advérbio de modo, mal significa malfeito, algo feito de forma errada ou insuficiente. É sinônimo de incorretamente, erradamente, insuficientemente ou grosseiramente. É invariável. Antônimo do advérbio "bem". Refere-se sempre ao verbo, todo advérbio.

Ex.: "Não viu o projeto? Ele fez tudo mal."

Mau

Mau vem do latim malu. É adjetivo e, como todo adjetivo, pode ser substantivado. O vocábulo indica alguém ou algo que não é bom, de qualidade ruim, que faz maldades. É sinônimo de malvado, desumano, cruel, ruim, malfeito, ordinário, medíocre, grosso, desagradável, incompetente, imperfeito, prejudicial, maligno, imoral, desobediente, indisciplinado, etc.

Exemplos:

"Ele é um mau profissional."

"Meu gato é mau."

"Os maus modelos devem ser jogados fora."

Pesquisas Relacionadas a Mal ou mau?